O teclado eletrônico é um instrumento musical composto de um conjunto de teclas pretas e brancas que produzem som quando pressionadas. O número de teclas pode variar conforme o fabricante. Por exemplo, os teclados da Yamaha vem por padrão com 61 teclas (36 brancas e 25 pretas), enquanto os da marca Casio apresenta um padrão de 59 teclas (34 brancas e 25 pretas).
Para uma melhor identificação das notas no teclado pode-se usar um modo bem simples:
A primeira tecla branca antes das duas teclas pretas sempre será a nota dó.
A primeira tecla branca antes das duas teclas pretas sempre será a nota dó. A primeira tecla branca antes das três teclas pretas sempre será a nota fá
Seguindo a nota dó para cima (da esquerda para a direita) teremos:
dó? ré ? mi? fá? sol? lá? si? dó? ré? mi? …
A distância de uma nota até a sua próxima repetição é chamada de oitava.
Na maioria das vezes um teclado possui no mínimo quatro oitavas, podendo em alguns modelos possuir mais de seis oitavas..
Acidentes (Teclas pretas)
As teclas pretas do teclado representam uma alteração nos sons das teclas brancas, aumento ou diminuindo tua tonalidade.
Sustenido (#)
Aumenta a nota em meio (1/2) tom (da esquerda para a direita)
Chama-se dó sustenido (nota dó aumentada meio (1/2) tom).
Bemol (b)
Diminui a nota em meio (1/2) tom, (da direita para a esquerda).
Chama-se sol bemol (nota sol diminuída meio (1/2) tom).
Confira abaixo os tipos de teclado:
Arranjadores:
São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons). São mais utilizados por iniciantes ou músicos em perfomance solo (sem banda).
Sintetizadores:
Possuem recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). São muito usados por profissionais em perfomances ao vivo com banda.
Workstations:
São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. São mais usados em estúdio.
Teclados Controladores:
São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.
Marcas:
Há inúmeras marcas disponíveis no mercado, que vão dos mais simples aos mais sofisticados com grande possibilidade de síntese de sons e arranjos musicais.
Gostou? Agora vá praticar!
0 comentários:
Postar um comentário