21 de janeiro de 2013

O incrível mar luminoso


Sortudos são os que veem esse fenomeno da natureza. Estamos falando da bioluminescência. Através desse processo os seres vivos emitem luz e deixam o oceano com esse aspecto de paraíso!

Durante esse fenômeno há uma transformação de energia química para luminosa. Ele depende da ação da enzima luciferase sobre o substrato luciferina. Essa reação entre eles, mais a oxidação através do oxigênio, faz com que seja liberada a luz.


Diversos peixes têm um sistema parecido com a luciferina-luciferase, é como o vagalume, mas além de luciferina e luciferase ele também precisa de um ATP ("moeda de energia" do organismo) para produzir luz.

Esse fenômeno está sendo estudado e ainda não é totalmente conhecido pelos cientistas. Pode-se dizer que em alguns casos ele ajuda na sinalização entre os animais, como os vagalumes, que escolhem as fêmeas se baseando na sequência de luz que ela emite, caso a fêmea goste do macho ela passa a emitir a luz na mesma sequência que ele, seu “macho ideal”. Alguns peixes usam a bioluminescência como auxilio na visão, como é o caso do Photoblepharon.



Estudiosos estão considerando a ideia de que esse efeito no mar pode ser também resultado de desequilíbrios naturais, causados pelo aquecimento global. De forma que as bactérias estão se produzindo absurdamente e chegando muito rápido ao litoral. Esses seres vivos unicelulares já tem como característica a bioluminescência. 

A natureza é mesmo perfeita e muito linda! Confira o vídeo e conheça outras criaturas que usam luminescência, seja para pegar sua pressa ou para se defender de ameaças:


Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger