15 de julho de 2013

Stephen Hawking - O gênio com voz de computador


Stephen William Hawking é hoje um dos mais consagrados cientistas da área da física e cosmologia. Stephen estudou em instituições como a Universidade de Oxford e Cambridge, onde se interessou por termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. Contribuiu no maior entendimento da origem do universo e dos Buracos Negros que se encontram nele.

Aos 21 anos foi detectada em Stephen uma doença chamada  esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. Gradualmente, ele foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é quase nula.


Hawking já fez varias participações em séries, documentários, desenhos animados e filmes.
Recentemente assistindo a um episodio de The Big Bang Theory, em que ele participa, me surgiu a seguinte duvida: "Como ele fala?".

1. Um tablet é instalado a um dos braços da cadeira.

2. No menu há respostas rápidas, como "sim" ou "não", e uma lista de palavras em ordem alfabética, e a função Soletrar.

3. Um sensor nos óculos capta movimentos da bochecha usados para escolher as frases.

4. O texto completo é enviado ao sintetizador, que cria e reproduz a voz, segundo Sam Blackburn, assistente de Hawking. O som sai atrás do suporte do computador.

5. Para palestrar, ele escreve o discurso antes. Na hora da participação, envia ao sintetizador uma frase por vez, o que deixa a fala mais natural.



Realmente uma prova de superação!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger