Os brinquedos de qualquer criança atualmente é um PC ou um video game. Poucas têm a oportunidade de se divertirem com coisas mais reais, como reunir os amigos e brincar de carrinho, ou passar um tempo jogando ioiô ou diversos outros brinquedos ou brincadeiras que eram uma mania há anos atrás.
Quem viveu essa época vai poder matar a saudade, quem não teve esse prazer pode conhecer um pouco mais dessa “era
pré-histórica”:
Tazo
Tazo foi uma das
maiores manias que o Brasil já viu, não existia uma criança nesse país que não arrumava um dinheiro com os pais para comprar um salgadinho, só para poder pegar o Tazo.
No recreio da escola era quase obrigatório se reunirem os amigos para jogar Tazo, muitas vezes o negócio acabava em briga, pois as disputa eram ferrenhas.
Bate-bate
Esse brinquedo era o terror da vizinhança. A criançada passava o dia inteiro batendo esse negócio e fazendo um barulho insuportável. Para quem olha ele parecer ser "meio tosco", mas quem brincou sabe que é muito divertido
Brick Game ou Mini Game
Quem não tinha dinheiro para comprar o videogame da época, que era o Super Nintendo, comprava um Brick Game e se divertia a beça. O “videogame de pobre” contava com milhares de games, que na verdade eram uns 5 ou 6 repetidos mil vezes, mas nem por isso era menos legal.
Pirocóptero
Esse é com certeza, um dos brinquedos mais simples e mais
criativos que surgiram na década de 90. Ele simplesmente tornou-se um sucesso enorme, apesar de ser bastante rudimentar. Mesmo assim a criançada não parava de brincar com ele, reuniam os
amigos e faziam torneios de quem voava mais longe ou mais alto, enfim, mesmo com toda a simplicidade a diversão era garantida.
Caçulinha Pokémon
No final da década de 90 e início dos anos 2000, a febre no
Brasil e no mundo eram os Pokémons. Como todas as crianças (e boa parte dos adolescentes) queriam ter seus monstrinhos de bolso, o guaraná antártica resolveu usar os famosos bichinhos para vender seu refri chamado caçulinha, que vinha em uma garrafa bem pequena, voltada especialmente para jovens.
Junto com cada garrafinha vinha uma Pokebola, que continha um monstrinho ou algum dos personagens do
desenho. Claro que o sucesso foi enorme e a Caçulinha tornou-se uma mania nacional. Hoje em dia pode-se encontrar os Pokémons em máquinas, nas quais deposita-se um real e ganha um bichinho.
Bonecos dos Power Rangers
Junto com os bonecos dos cavaleiros do Zodíaco, os dos Power Rangers (principalmente os piratas) faziam
um sucesso enorme entre os jovens. Praticamente todo mundo tinha algum daqueles bonecos que "trocavam de cabeça" quando se apertava um botão da cintura, tentando simular de certa maneira o "morfar" que os heróis da TV faziam.
Geloucos
Mania lançada em 97 pela Coca-Cola, os Geloucos tornaram-se muito populares, mas não era muito barato montar a
coleção com esses bonequinhos. Para ganhar um envelope com dois Geloucos eram necessárias 5 tampas plásticas ou dez metálicas, como eram 60 Geloucos na coleção, quase ninguém conseguia completa-la.
Lembra de mais algum brinquedo que marcou época? Mande sua lembrança para 3anomagma@gmail.com , que depois postaremos e falaremos dela também!